Dilma, Lula e o Primeiro de Maio levado no gogó

Dilma, Lula e o Primeiro de Maio 

image




Neste 1 de Maio, Dia do Trabalhador, a CUT anuncia protestos em todos o país contra o PL 4330 que regulamenta a terceirização. Em São Paulo haverá um ato no Anhangabaú, no centro da cidade, possivelmente com a presença de Lula.
Caso mantenha a decisão de não se pronunciar em cadeia de rádio e TV, reservando mensagens para as redes sociais, Dilma vai quebrar uma rotina de pronunciamentos oficiais no 1 de Maio, quando nos últimos anos apareceu para a população lembrando a data simbólica e anunciando medidas positivas. Em 2015 o vento mudou.
A despeito do embate sobre terceirização, no momento o governo Dilma pilota um ajuste fiscal que deverá trazer como consequência imediata o aumento do desemprego e corte de gastos governamentais. Não é um 1 de Maio de comemorações, pelo contrário.
Ao adotar a estratégia das redes sociais, é como se a presidente tivesse falado e calado ao mesmo tempo no 1 de Maio, data importante para todo o movimento sindical desde 1886 quando greves e manifestações sacudiram os EUA pela redução da jornada de trabalho, exatamente nesta data.
Ao não se pronunciar na TV mas nas redes sociais Dilma busca se equilibrar na ambiguidade de pertencer a um partido dos trabalhadores ao mesmo tempo em que toma medidas que vão dificultar a vida dos trabalhadores (ao menos no imediato). Ao se posicionar-e-não-se-posicionar Dilma vai também  dourando a pílula de ter omitido ao eleitor em 2014 o ajuste iminente.
Seja como for, sem ter o que oferecer, Dilma mistura-se ao turbilhão da galeria, sem sabermos ao certo suas posições.
Já Lula vem se manifestando reiteradamente contra a ampliação da terceirização, enxergando nela um retrocesso nos direitos trabalhistas. Diz esperar que Dilma vete as mudanças, caso estas passem no Congresso.
Há muito de teatro nesse suposto distanciamento entre Lula e Dilma. Para a plateia, e quando interessa, alteram-se nos papeis do guarda bom e do mau – em um morde e assopra que mantêm, a custos, uma base política e social ao alcance do gogó. O projeto de Dilma e Lula é o mesmo. Mas qual é esse mesmo?
Siga-me no twitter! (@rogerjord)

Comentários