Chuvas torrenciais inundam Paraguai


 Atualizado em sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 18h46
Assunção sofre há três dias com intensas chuvas
Três dias de intensas chuvas transformaram as ruas de Assunção em verdadeiros rios intransitáveis, enquanto eram registrados cortes nos serviços de energia e internet em dezenas de bairros, informaram autoridades nesta sexta-feira.

Os rios que atravessam Assunção transbordaram, as áreas baixas estão inundadas e calcula-se em 500 as famílias afetadas, segundo os primeiros informes.

As chuvas, acompanhadas de raios, granizo e trovões, continuarão até o domingo e a segunda-feira, segundo previsões da direção de Meteorologia, que emitiu um novo alerta para as próximas horas.

A polícia recomendou que os moradores permaneçam em casa, devido às descargas elétricas e às perigosas enxurradas, depois que vinte carros foram arrastados na quinta-feira por torrentes violentas.

"Até o momento não foram reportadas vítimas fatais", informou a polícia em um comunicado, anunciando a ocorrência de uma centena de incidentes diversos. No ano passado, as chuvas de outubro e novembro deixaram um saldo de pelo menos três mortos.

"Várias pessoas ficaram presas em seus veículos", contou à imprensa o capitão dos bombeiros Rubén Valdez. "Estamos rezando para que não chova de noite. Isto é um desastre", expressou Tomasa Sosa, uma afetada do bairro Bañado Sur. Um grupo de crianças, no entanto, aproveitou a enchente em uma rua para nadar.

Apenas 20% das casas da capital paraguaia têm rede pluvial. Quarenta por cento da população paraguaia de sete milhões de habitantes vivem na região metropolitana.

Comentários