Maior parque ecológico do RJ terá cara nova. Parque dos Três picos recebe investimentos para melhorias.


Foto: Hugo de Castro


O paraíso dos escaladores na Região Serrana ganhará melhorias: o Parque Estadual dos Três Picos receberá R$ 12 milhões para a construção de um complexo de visitação e implantação de um núcleo em Teresópolis. Outras intervenções também serão realizadas nas demais localidades do parque.
O espaço, que possui 58.790 hectares e abrange os municípios de Cachoeiras  de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim, sofrerá modificações que buscam valorizá-lo, equipá-lo e estimular o turismo ecológico e sustentável no Rio de Janeiro.
Em Teresópolis, o projeto está voltado para impulsionar o ecoturismo local e garantir qualidade de vida a moradores e turistas. “A área será cercada. Vamos construir um camping, mesas para piquenique e toda estrutura para esportes radicais, como arvorismo e tirolesa. Será o maior complexo de uso público que já construímos em um parque estadual. Nossa expectativa é receber 100 mil visitantes por ano”, afirmou o secretário estadual de  Ambiente, Carlos Minc.
Haverá também um centro para visitantes, com restaurante, lanchonete, loja de souvenirs, estacionamento, alojamento para guardas-parques e um heliponto de apoio para operações de combate a incêndio.
Segundo o diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, a propriedade do parque em Cachoeira de Macacu terá um perfil mais turístico, enquanto a de Friburgo será   esportiva, voltada aos montanhistas e pessoas que buscam praticar esportes, e em Teresópolis a sede terá caráter familiar, na qual a natureza poderá ser totalmente desfrutada por todos.
O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-RJ). O investimento é proveniente do Governo do Estado, com recursos concedidos pela Secretaria de Turismo.

 Fonte: http://www.noticiasdaserra.com.br/

Comentários