Manoel Figueiredo BREVE HISTÓRIA POLÍTICA DE GUAPIMIRIM


Manoel Figueiredo 
Depois da emancipação do município, os verdadeiros emancipadores não chegaram ao poder.A primeira eleição municipal foi ganha pelo Sr. Nelson do Posto, para Prefeito, tendo como vice o Sr. Ailton Vivas. Ambos eram vereadores do município de Magé, por isso foram contra a emancipação e por ironia do destino chegaram ao poder em Guapimirim sem colaborarem em nada com a emancipação.


Passados 26 anos até os dias de hoje, os dois grupos políticos (os Vivas e os Posto) dominaram o cenário político de Guapimirim.
Para os dois grupos se manterem no poder ao longo desse tempo, foram praticados todos os tipos de política baixa, como: uso dos empregos da Prefeitura (o famoso cabide de emprego) como moeda de troca pelos votos, só tem emprego quem garantir o voto ao coronel ou seus paus-mandados; clientelismo; assistencialismo barato; e a prática da compra e venda do voto, que nesse caso também conta com a ajuda dos vereadores.

Outra maldade e covardia foi, praticamente, acabar com os empregos das empresas privadas (Wor, Cortume, Fab. de tubo, piscina e outras), que existiam antes da emancipação e, no lugar desses empregos, oferecer os empregos fajutos da Prefeitura. Onde o trabalhador contratado fica refém do coronel, é pura humilhação. Agora para acabar com a farra, o MP tem exigido concursos. Como nossa população não foi preparada ao longo destes 26 anos para disputar os concursos públicos, a conclusão é que a reprovação tem sido cruel com o povo de Guapimirim.

Na última eleição para Prefeito em 2012, depois do escândalo da operação ‘Os Intocáveis’, com a possibilidade concreta de perder as eleições para o candidato Zelito Tringuêle, os dois grupos voltaram a se unir.

Neste ano, as duas pré-candidatas do Prefeito Marcos Aurélio passam por uma enorme crise, principalmente, depois do escândalo da operação ‘Os Intocáveis’. É de tal ordem a crise, que ambas negam o seu padrinho político, que é o próprio atual Prefeito. Ambas as candidatas têm a mesma raiz e estão intimamente ligadas ao Prefeito. Tudo farinha do mesmo saco.

Depois de 26 anos, a população não aguenta esse modelo antigo de se fazer política, olhando pelo retrovisor. A população deseja verdadeira mudança, com um horizonte de futuro, com oportunidade para todos os homens e mulheres de bem de Guapimirim.

Essa mudança tem nome para Prefeito e vereador.
Fiquem todos com Deus!
Manoel Figueiredo

Comentários