Carta aberta a Luis Fernando Veríssimo* de um Judeu revoltado.

Resultado de imagem para Fotos judeus mortos no campo de concentração com aestrela amarela

Carta aberta a Luis Fernando Veríssimo* _por Marcos L Susskind_
Caro Luís Fernando:
Fui seu leitor por muitos anos e deixei de lê-lo depois de um ultrajante artigo há poucos anos. Na época eu lhe escrevi relatando minha decepção e deixei claro que, caso recebesse uma explicação razoável, voltaria a ler seus artigos. Não recebi resposta e mantive minha palavra.
Ontem porém recebi trecho de um artigo que você acaba de publicar e meu sangue ferveu. Você tocou num dos pontos mais sensíveis a todo Judeu vivo, ao tentar usar sarcasmo profanando a memória de 6.000.000 de Judeus assassinados, 1.000.000 dos quais abaixo dos 10 anos de idade.
Eu jamais conheci meus avós paternos, nem meus tios ou primos. Eles foram fuzilados, gaseificados, cremados e abusados pela inominável besta Nazista. Meus avós foram fuzilados imediatamente quando os nazistas entraram na pequenina Tartakow, nas meus tios e primos usaram uma estrela de pano cozida em suas vestes. Ela não era vermelha, a cor que tanto te envaidece em sua conhecida trajetória de esquerda caviar, regada a verbas públicas, a muito dinheiro herdado de seu saudoso pai e outro tanto ganho por você usando a imprensa capitalista, as livrarias capitalistas, as gráficas capitalistas e as benesses das viagens aos Estados Unidos, à França, à Alemanha, Japão, Italia mas nunca à Venezuela, Nicarágua ou Equador. Aliás você viaja aos países que te dão asco mas ignora os que venera...
Mas voltemos as estrelas. Os tios e primos que não conheci usaram a estrela amarela imposta pelos criminosos que os encarceram, os fizeram passar fome, os humilharam, tiraram-lhes a dignidade e por fim, tiraram-lhes a vida. Este nefasto símbolo está gravado no DNA de todo Judeu e de todo Ser Humano que seja realmente Humano com H. Seu pai, o saudoso Érico, autor de Israel em Abril, provavelmente está lá no céu, vermelho de vergonha por sua imbecil colocação.
Há coisas com as quais não se brinca. Você já deveria saber disso, aos 82 anos de idade e uma plêiade de livros publicados. E não se fala impunemente que usar uma estrela cozida na roupa "deu certo". Pergunto-lhe: "deu certo" para quem, homem branco? Para os nazistas sedentos de sangue? Para os colaboracionistas de Vichy? Para Os seguidores de Horthy? Para os membros da C14?
Você sabe sobejamente que todos os acima tinham como meta aniquilar meu povo e a forma de encontrá-los facilmente era pela estrela amarela em suas roupas.
Luis Fernando, você deve desculpas a mim, aos meus irmãos de fé e a todos os amantes da paz e do entendimento entre os povos. Fique, se quiser, com sua velha ideologia falida, mas tenha compostura e dignidade frente a vítimas puras as quais você maculou com uma frase infeliz e insultante.
Esta carta está sendo postada em seu Facebook, no meu também e enviada a alguns grupos.
Talvez você me responda - e se o fizer, a resposta será encaminhada aos mesmos destinatários desta.
Se, ao contrário, optar pelo silêncio (como da vez passada), terá perdido as únicas coisas que meu pai me legou: honradez e respeito.
No aguardo de seu posicionamento
Marcos L Susskind

Comentários