Moro ensina como os partidos devem proceder com os envolvidos em corrupção.

Moro escancara podridão do sistema político: 'Por que esses partidos não expulsam quem se envolveu em?'
O juiz federal Sérgio Moro foi direto ao ponto ao falar sobre a podridão do sistema político partidário brasileiro. O magistrado questionou o fato dos partidos do país tentarem blindar seus integrantes envolvidos em esquemas de corrupção, ao invés de puni-los.
“Tudo depende do poder público. Por que esses partidos não instauram apurações internas e expulsam os seus membros que se envolveram em corrupção?” questionou Sérgio Moro durante sua participação no evento promovido pelo Observatório Social, em Curitiba nesta segunda-feira, 8.
O magistrado ensinou que é bem simples expurgar as laranjas podres da vida pública e que esta tarefa não exige nenhum processo complexo: “Pode ser feito no âmbito do Congresso, no âmbito da Comissão de Ética.”
O trabalho realizado pela Operação Lava Jato facilitou em muito a identificação de políticos corruptos de cada partido e defendeu que as legendas promovam apurações internas, assim como a Comissão de Ética do Congresso, que pode perfeitamente adotar medidas severas contra parlamentares que pegaram propinas no esquema Petrobrás.
Moro salientou que 'a presunção de inocência vale para o processo penal' para justificar a adoção de medidas mais urgentes contra denunciados em esquemas de corrupção. O magistrado lembrou que no âmbito da administração publica e da atividade parlamentar, onde são cometidos crimes contra os cofres públicos, é possível adotar posturas mais rígidas, como ocorre em empresas privadas: “Dentro de uma empresa, tem presente que seu empregado está roubando, você, normalmente, não espera o trânsito em julgado da decisão judicial para tomar uma decisão. Faz apuração no âmbito interno. A presunção de inocência vale para o processo penal.”
O PT já teve mais de 40 integrantes envolvidos em esquemas de corrupção na Petrobras e teve ex-ministros e ex-tesoureiros condenados e presos, mas nenhum sofreu qualquer tipo de punição. Criminosos como José Dirceu e João Vaccari Neto são na verdade tratados como heróis pelos integrantes do partido, incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma. É público que praticamente todos no partido se elegeram com dinheiro roubado da Petrobras, conforme relatos e provas fornecidas peo empreiteiros corruptos que se beneficiaram dos esquemas criminosos implantados pelo PT no Palácio do Planalto durante mais de 13 anos.
No caso do ex-presidente Lula, a situação é ainda mais indecente. Réu em cinco ações penais e alvo de outros tantos inquéritos criminais onde é apontado pela prática de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, o petista ainda é reconhecido como a principal liderança do partido e ainda fala em ser candidato à Presidência da República. No caso do PT, trata-se de uma verdadeira organização criminosa com registro oficial e válido de partido no Tribunal Superior Eleitoral.
ARQUIVADO - STF arquiva pedido de liberdade de Lula. Petista segue preso, privad...‘Não há vergonha na aplicação da lei’, diz Sérgio Moro à CNN. Juiz que prendeu L...Agora a Polícia Federal vai poder usar delação de Palocci em novas investigações...

Comentários