Páscoa: mais de 500 já são foragidos em SP

 Atualizado em sábado, 19 de abril de 2014 - 13h37

Páscoa

De acordo com a SAP, 11.279 detentos usufruíram da saída temporária neste feriado, mas apenas 10.770 retornaram aos respectivos presídios
Detentos que não retornam aos seus presídios perdem o benefício do regime semiaberto / Shutterstock / Nomad_SoulDetentos que não retornam aos seus presídios perdem o benefício do regime semiabertoShutterstock / Nomad_Soul
Um balanço da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) de São Paulo, divulgado neste sábado, informa que mais de 500 presos já são considerados foragidos depois de saída temporária de Páscoa. Um total de 20.022 benefícios foi concedido e, desse número, 11.279 detentos já usufruíram da saída da prisão, mas apenas 10.770 retornaram aos respectivos presídios no prazo previsto, o que corresponde a 95,49% dos condenados.

Além de já serem considerados foragidos, os 509 presos que ainda não voltaram às suas respectivas prisões ainda perdem automaticamente o benefício do regime semiaberto – ou seja, quando recapturado, esse detento volta ao regime fechado, segundo a SAP.

Ainda de acordo com o balanço da secretaria, 8.743 condenados ainda estão usufruindo do benefício neste feriado de Páscoa. 

Como informa a SAP, a saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, podem obter autorização para saída temporária do estabelecimento, por prazo não superior a sete dias, em até cinco vezes ao ano.

A autorização é concedida por ato normativo do Juiz de Execução e ouvido o Ministério Público. As saídas temporárias costumam ocorrer no: Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças/Finados.

Comentários